VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL COMO FERRAMENTA INTERNA E EXTERNA

 In MID Academy

O Marketing Digital segue um dos princípios do Marketing Tradicional, a criação de valor para todos os stakeholders e, no ambiente digital, é possível explorar novos modelos para a criação de valor. Objectivo principal e comum a todas as empresas.

Na minha discutível opinião a maior vantagem que trouxe para muitas empresas, é que pela primeira vez, estão verdadeiramente a ter em consideração a opinião dos seus clientes, devido à grande exposição que o mundo digital lhes traz. É preciso perceber que um cliente que manifesta a sua opinião, mesmo que negativa, provavelmente é um cliente interessado e isso deve ser encarado como uma oportunidade para as empresas.

Obviamente que o Marketing Digital tem causado mais impacto nas organizações, nomeadamente no que diz respeito aos investimentos, à obtenção de financiamento, à criação de novos modelos de negócio, aos processos de recrutamento e identificação de talentos, ou simplesmente à forma como se trabalha internamente e à percepção na mente do público-alvo.

Para estabelecer uma boa estratégia de Marketing Digital é necessário ter em consideração como esta potente ferramenta poderá funcionar internamente e externamente. Internamente é possível criar um espaço de partilha, com o intuito de aumentar a proximidade entre equipas, potencializar o relacionamento entre colaboradores, incentivar à partilha de conhecimento bem como manter as equipas informadas e alinhadas com todos os elementos da Identidade Corporativa da empresa (missão, visão, valores, estratégia, etc) essencial ao bom funcionamento de uma empresa.

Esta aproximação irá traduzir-se num ambiente de proximidade e entre ajuda que levará, claro, ao cumprimento dos objectivos principais e financeiros das empresas. Tudo isto leva a que o conteúdo seja gerado pelas próprias pessoas e cada colaborador acaba por se tornar membro activo e participativo na evolução da empresa, o que levará ao aumento da sua motivação. Na Make It Digital claro que não pode faltar uma dessas plataformas, o que nos permite falar em primeira mão e na experiência que temos.

Já na vertente externa são imensas as ferramentas de divulgação que permitem uma presença assídua e forte no mundo digital. Na Make It Digital trabalhamos plataformas que nos permitem em tempo real atingir os mercados concorrentes, tanto nosso como dos nossos parceiros. No entanto no mundo digital é necessário aliar a estas plataformas uma estratégia de análise diária aplicável a todos os parceiros. O centro desta análise tem como foco os resultados, essencialmente no retorno e não apenas no custo. Como forma de analisar este retorno são usadas ferramentas que disponibilizam informação em tempo real o que permite uma análise minuciosa aos custos e ao retorno obtido diariamente através de inúmeros parâmetros.

Não divulgando em todos os pontos a ciência desta análise diária, enumeramos alguns dos pontos a serem analisados e optimizados para obter melhores resultados quando se opta por fazer publicidade em Google Adwords:

  • Target: é possível fazer-se uma análise onde é possível perceber se estamos a atingir o público que pretendemos, as idades, localidades que me são mais favoráveis. Esta constante segmentação permite-nos verificar, por exemplo, quais as localizações dos públicos-alvo trazem mais conversões numa determinada campanha.

 

  • Conversões: para uma análise mais coerente deve-se verificar se houve aumento ou diminuição de conversões e aumento da taxa de rejeição (Bounce Rate).

 

  • Páginas visitadas: Também se deve ter em conta se o número de páginas por visita está a aumentar nas páginas do website que queremos, porque poe exemplo, um nº elevado de páginas por visita na zona de suporte indica que as pessoas não estão a encontrar o que procuram.

 

  • Orçamento: deve ser estabelecido inicialmente, quando for criada a estratégia de Marketing Digital a ser aplicada, o budget mensal da empresa para publicidade. Esse budget terá de ser controlado diariamente para não haver nenhuma surpresa no fim do mês.

A Make It Digital fornece esta análise diária aos seus parceiros, como forma de juntos atingirmos o principal objectivo da sua empresa, a criação de valor.

Contacte-me para saber mais 🙂

Mariana Alves – Marketing & Sales Manager

mariana.alves@makeitdigital.pt

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